C
CPI (Índice de Competitividade / Competitiveness Price Index): Uma métrica que compara o preço de um produto da sua farmácia com o preço médio do mercado.
◦ CPI = 1 (ou 100): Seu preço está igual à média do mercado.
◦ CPI > 1 (ou 100): Seu preço está mais alto que a média do mercado. (Ex: CPI de 1,2 significa 20% mais caro).
◦ CPI < 1 (ou 100): Seu preço está mais baixo que a média do mercado.
Custo Médio vs. Última Compra: Duas metodologias diferentes para apurar o custo de um produto. A plataforma Proffer pode capturar ambos os dados e permite ao usuário escolher qual metodologia utilizar.
Custos Fixos: Os custos variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida. São os gastos necessários para manter a operação da empresa, como aluguel, salários administrativos e depreciação de ativos.
Custos Variáveis: Os custos variam proporcionalmente à quantidade produzida ou vendida. Incluem gastos como matérias-primas, mão de obra direta e embalagens. O aumento da produção geralmente implica um aumento nos custos variáveis.
Curva de Demanda: Representação gráfica que mostra a relação entre o preço de um produto ou serviço e a quantidade demandada pelos consumidores. Essa curva indica como a demanda varia em resposta a alterações no preço.
Custo Total: A soma de todos os custos, tanto fixos quanto variáveis, necessários para produzir um determinado volume de produtos ou serviços. O custo total é um fator importante a ser considerado ao determinar os preços para garantir a lucratividade.
Competitividade: capacidade de uma empresa em competir com sucesso em um determinado mercado.
Custo: valor monetário gasto pela empresa para produzir um produto ou serviço.
Custo de Aquisição: Valor gasto para adquirir um produto, incluindo o custo de produção, transporte, impostos, entre outros.